Dente as semelhanças que os dinossauros predadores compartilham com muitos dragões estão: dentes afiados, temperamento selvagem, um senso de território bem desenvolvido e uma implacável capacidade para caçar. Os dinossauros herbívoros normalmente não são agressivos, a menos que sejam feridos ou estejam defendendo seus filhotes, mas podem atacar se estiverem assustados ou forem perturbados.
Os dinossauros têm diferentes tamanhos e formas. As espécies maiores têm coloração parda, enquanto os dinossauros menores exibem uma grande variedade de cores e listras. O couro dos dinossauros é áspero e nodoso.
Com freqüência, os dinossauros vivem em áreas rústicas ou isoladas, que os humanóides raramente visitam: vales montanhosos remotos, platôs inacessíveis, ilhas tropicais e pântanos profundos.
Combate: Os dinossauros tiram máximo proveito de seu tamanho e velocidade. Os carnívoros mais ágeis se mantêm espreita, escondidos e camuflados até que sua presa se aproxime do alcance de sua investida. Os grandes herbívoros freqüentemente pisoteiam e atropelam seus oponentes.
Dinonico: Esta criatura bípede e esguia, de pernas longas, possui garras aterradoras em suas patas inferiores e uma pele com cores brilhantes que lembram um pássaro tropical. Ela tem aproximadamente a altura de um humano e sua cauda esticada a torna duas vezes mais comprida.
Este carnívoro veloz muitas vezes é chamado de velociraptor, apesar do nome pertencer a outra criatura, bem menor.
O dinonico é verde-brilhante nas costas e no dorso, e mais claro na barriga. O corpo tem listras ou manchas mais escuras. Sua cauda se estende para trás, sustentada por uma intricada estrutura de apoios ósseos, o que permite que todo o peso do animal seja sustentado nas patas traseiras. Seu peso atinge 300 kg.
Combate: Um dinonico utiliza uma terrível combinação de velocidade, braços preênseis, grandes dentes e patas com garras afiadas. Ele caça correndo na direção da presa, saltando sobre ela e rasgando-a com suas garras traseiras, enquanto morde e desfere patadas. As duas garras traseiras são consideradas um único ataque.
Os dinonicos possuem cérebros relativamente grandes para um dinossauro e suas matilhas utilizam táticas astuciosas.
Elasmossauro: Esta fera tem um enorme corpo ovalado, com nadadeiras no lugar das patas, uma cauda serpenteante e pescoço muito longo, equivalente a metade do seu comprimento total.
Embora passe a maior parte do tempo na água, um elasmossauro só consegue respirar ar. Seu comprimento total é de aproximadamente 9 m, incluindo a cauda, que tem metade do comprimento do tronco. Seu peso atinge 2 500 kg. Os observadores que só enxerguem sua cabeça ou pescoço podem confundi-lo facilmente com uma cobra gigantesca.
Combate: Um elasmossauro é agressivo e ataca qualquer coisa que se mova. A criatura é forte, extremamente ágil, capaz de mudar de direção rapidamente e disparar contra sua presa. Quando está caçando, desloca-se com a cabeça fora da água, movendo-a eficientemente para abocanhar o alvo.
Megaraptor: Esta criatura é uma versão maior do dinonico, com cerca de 3,6 m de altura e comprimento total de 7,2 m. Tem a mesma aparência, hábitos e habilidades da versão menor.
Tiranossauro: Este predador gigantesco tem uma cabeça enorme e uma boca repleta de dentes do tamanho de adagas. Ele se apóia em duas pernas poderosas e possui membros dianteiros vestigiais.
Esta criatura voraz é o mais aterrador de todos os dinossauros carnívoros.
Apesar de seu tamanho descomunal e seu peso de 6 toneladas, o tiranossauro é um corredor veloz. Sua cabeça tem quase 2 m de largura, e seus dentes, entre 7,5 e 15 cm de comprimento. Ele mede um pouco mais de 9 m do focinho à ponta da cauda.
Um tiranossauro come praticamente qualquer coisa que possa abocanhar e gasta a maior parte do tempo procurando carcaças e espantando os carnívoros menores para roubar presas.
Combate: Um tiranossauro persegue e come quase tudo que consegue ver. Sua tática é bem simples – correr e morder.
Tricerátops: Este animal volumoso tem uma grande placa óssea que protege a fronte de sua cabeça de 2 m de largura. Dela se projetam dois grandes chifres, enquanto um terceiro, menor, emerge da ponta do focinho.
Este herbívoro enorme é relativamente irritadiço e agressivo. Um tricerátops tem cerca de 7,5 m de comprimento e pesa em torno de 10 toneladas.
Combate: Estas criaturas normalmente investem e esmagam qualquer ser vivo grande ou maior que invada seu território. O tricerátops utiliza seu ataque de atropelar contra oponentes menores.
Conteúdo retirado do livro "Dungeons & Dragons: Livro dos Monstros 3.5" da editora Devir
Nenhum comentário:
Postar um comentário