Os gnomos têm boas relações com os anões, que compartilham seu amor pelas coisas preciosas, sua curiosidade sobre os mecanismos e seu ódio por goblins e gigantes. Eles apreciam a companhia dos halflings, especialmente os despreocupados o suficiente para suportar suas brincadeiras e zombarias. A maioria dos gnomos nutre alguma desconfiança contra as raças mais altas – humanas, elfos, meio-elfos e meio-orcs – mas raramente serão hostis ou maliciosos.
Os gnomos constroem seus lares nos bosques das colinas. Eles vivem no subterrâneo, mas gostam mais do ar puro que os anões, e apreciam o mundo natural e vívido da superfície sempre que possível. Seus lares são bem escondidos, seja por construções inteligentes ou ilusões. Os visitantes bem-vindos são conduzidos para as tocas aquecidas e bem iluminadas. Qualquer outro visitante nem sequer as encontrará.
A divindade principal dos gnomos é Garl Glittergold, O Protetor Vigilante. Seus clérigos ensinam que os gnomos devem amar e ajudar suas comunidades. As brincadeiras, por exemplo, são vistas como formas de alegrar o espírito e manter a humildade da raça, não como uma maneira dos brincalhões triunfarem sobre suas vítimas.
Conteúdo retirado do livro "Dungeons & Dragons: Livro dos Monstros 3.5" da editora Devir
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