Quando esta magia é conjurada, toda a terra ou pedra natural
não trabalha na região afetada amolece. A terra molhada se torna lama grossa,
terra seca se torna areia ou pó e a pedra se torna argila macia, que é
facilmente partida ou moldada. O conjurador afeta um quadrado de 3 metros de
área com uma profundidade entre 30 q 120 cm, dependendo da dureza e da
elasticidade do terreno no local escolhido. As pedras mágicas, encantadas,
lapidadas de terra ou pedra também não são afetadas.
Uma criatura na lama precisa obter sucesso com sua
resistência e/ou reflexos ou ficará presa durante pouco tempo, incapaz de se
mover, atacar ou conjurar magias. Uma criatura que obtenha sucesso no teste de
resistência pode deslocamento, mas não pode realizar uma investida ou correr.
A terra solta não é incômoda quanto a lama, mas todas as
criaturas na área têm seu deslocamento reduzido e não podem correr ou realizar
uma investida.
A pedra transformada em argila não atrapalha o movimento,
mas lhe permite cortar, moldar ou escavar uma área que não seria possível
antes. Por exemplo, um grupo de aventureiros tentando sair de uma caverna pode
usar esta magia para amolecer uma parede. Apesar de amolecer terra e pedra não
afetar pedras trabalhadas ou lapidadas, os tetos das cavernas ou as paredes de
uma colina pode ser afetados. Normalmente, isso causa um deslizamento de terra
ou um desabamento quando o material se solta da parede ou teto.
Uma quantidade considerável de dano estrutural pode ser
causado a uma construção (como uma parede ou torre) amolecendo a terra sob ela,
fazendo-a afundar. Porém a maior parte das estruturas bem construídas sofrerá
apenas dano com essa magia, mas não serão destruídas.
Conteúdo retirado do livro "Dungeons & Dragons: Livro do Jogador 3.5" da editora Devir
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