O conjurador assume a forma de uma criatura do mesmo tipo
que o seu (como humanóide ou besta mágica). A nova forma deve pertencer, no
máximo, a uma categoria de tamanho superior ao tamanho normal do conjurador.
Ele é capaz de se transformar num membro da sua própria raça ou em si mesmo.
O conjurador conserva seus valores de habilidade, classe,
tendência, ataques e qualidades sobrenaturais e habilidades similares à magia
(exceto aqueles que exigem uma parte do corpo que a nova forma não possui, como
uma boca para um sopro ou olhos para um ataque visual). Ele também conserva
todos os ataques especiais e qualidades extraordinárias derivado de sua classe
(como a habilidade fúria de um bárbaro), mas perde qualquer característica
proveniente de sua forma normal e não de sua classe (como a presença aterradora
de um dragão).
Caso a nova forma seja capaz de falar, o conjurador poderá
se comunicar normalmente. Ele também conserva quaisquer habilidades de
conjuração que tinha na forma original, mas a nova forma precisa ser capaz de
falar de forma inteligível (i.e., falar um idioma) para usar componentes
verbais e ter membros capazes de manipulação precisa para usar componentes
gestuais ou materiais.
O conjurador adquire as qualidades físicas da nova forma,
mas conserva sua própria consciência. As qualidades físicas incluem: tamanho
natural, capacidade de movimentação comum (como um deslocamento para cavar,
escalar, andar, nadar e voar com asas), armaduras naturais, armas naturais
(como garras, mordidas, etc), talentos e pericias raciais e qualidades físicas
comuns (presença ou ausência de asas, número de extremidades e assim por
diante). Um corpo com membros adicionais não permite que sejam realizados mais
ataques que o normal (nem mesmo combatendo com duas armas).
O conjurador não recebe nenhum ataque ou qualidade especial
extraordinário que não esteja relacionado com as qualidades físicas, como visão
no escuro, visão na penumbra, percepção às cegas, cura acelerada, regeneração,
faro, etc. O conjurador não recebe nenhum ataque ou qualidade especial
sobrenatural ou similar a magia da nova forma. O tipo e subtipo do conjurador
permanecem os mesmos, independente da transformação. É impossível assumir a
forma de qualquer criatura que pertença a um modelo, mesmo que o modelo não
altere o tipo ou subtipo da criatura.
É possível alterar livremente as qualidades físicas
específicas da nova forma (como cor e textura de cabelo ou cor da pele) dentro
das opções normais para aquele tipo de criatura. As características físicas
significantes da nova forma (como altura, peso e sexo) também estão sob
controle do conjurador, mas devem estar dentro dos limites da nova forma. O
conjurador estará efetivamente disfarçado como um membro comum da raça de sua
nova forma. Se usar esta magia para criar um disfarce, o conjurador terá
vantagens nesta ação.
Quando a mudança ocorre, seu equipamento (se houver),
continua vestido ou carregado pela nova forma (se ela for capaz de vestir ou
carregar o item), ou se funde na nova forma e se torna temporariamente
ineficaz. Quando voltar para sua forma verdadeira, quaisquer objetos previamente
fundidos na nova forma reaparecerão no mesmo local do corpo do conjurador que
ocupavam previamente, tornando-se novamente funcionais. Quaisquer novos itens
que ele vestiu ou apanhou enquanto assumia a nova forma, mas é incapaz de
carregar na forma normal, cairão no chão e aqueles que o conjurador consegue
vestir ou carregar com uma parte do corpo (boca, mãos ou similares) em ambas as
formas estarão no mesmo lugar quando ele retornar para sua forma verdadeira.
Qualquer parte do corpo ou pedaço do equipamento que for separado do conjurador
reverterá à forma verdadeira.
Conteúdo retirado do livro "Dungeons & Dragons: Livro do Jogador 3.5" da editora Devir
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