Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

29 de agosto de 2011

Concentração

Para conjurar uma magia, o conjurador deve se concentrar. Se qualquer distração interromper sua concentração enquanto estiver conjurando a magia, o conjurador deve obter sucesso em concentração ou a magia será perdida. Quanto maior a distração e a quantidade de energia que o conjurador deseja conjurar, maior será a dificuldade. As magias poderosas exigem um esforço mental maior. Se o conjurador fracassar no teste, ele perderá a magia como se a conjuração tivesse sido concluída, mas sem gerar nenhum efeito.

Ferimento: Qualquer ferimento de magia hostil que atingir o conjurador durante a conjuração atrapalhará sua concentração e arruinará a magia. Se o conjurador sofrer dano enquanto estiver conjurando uma magia, ele deve obter sucesso em sua concentração ou a magia estará perdida. A distração somente afetará o conjurador se ocorrer entre o início e o término da conjuração ou em resposta à própria conjuração.

Se o conjurador estiver sofrendo um dano contínuo, como da flecha ácida de Melf, somente metade do dano atrapalhará a sua concentração. Nesse caso, ele deve obter sucesso de concentração. Se o último dano sofrido era o efeito final da magia ofensiva (como a última rodada de uma flechada ácida de Melf), então a distração terminou e não é capaz de atrapalhar o conjurador. Os danos sucessivos, como de uma arma espiritual, não são considerados danos contínuos.

Magia: Caso o conjurador seja afetado por uma magia enquanto estiver conjurando um efeito próprio, ele deve obter sucesso em sua concentração ou perderá a sua magia.

Agarramento ou Imobilizado: As únicas magias que o conjurador é capaz de conjurar quando estiver agarrado ou imobilizado são aquelas que não têm componentes gestuais e cujos componentes materiais (se houver) estiverem em suas mãos. Mesmo assim, o conjurador deve obter uma excelente concentração ou perderá a magia.

Movimento Vigoroso: Se o conjurador estiver montado em um cavalo em movimento, em uma carroça atravessando um terreno acidentado, em um barco pequeno navegando em águas turbulentas, na cabine de um navio durante uma tempestade ou estiver desequilibrado de qualquer forma, ele deve obter sucesso em sua concentração ou perderá a magia.

Movimento Violento: Se o conjurador estiver montado em um cavalo percorrendo o dobro do deslocamento, sobre uma carroça descontrolada, em um barco pequeno navegando em corredeiras ou numa tempestade, no convés de um navio durante uma tempestade ou correr o risco de ser derrubado em função do movimento, ele deve obter sucesso em sua concentração ou perderá sua magia.

Clima Ruim: O conjurador deve ter uma boa concentração se estiver conjurando uma magia sob uma tempestade violenta. Para as tempestades de chuva ou neve, para uma chuva de granizo ou uma tempestade de areia. Em qualquer caso, o conjurador perderá a magia caso fracasse com sua concentração. Quando o clima ruim for causado por um efeito mágico, a dificuldade para se conjurar é a mesma das leis da natureza.

Conjurando na Defensiva: Quando o conjurador quiser conjurar uma magia sem provocar ataques de oportunidade, ele precisa se esquivar e movimentar-se durante a conjuração. Dessa forma, sua concentração deve ter bons resultados ou a magia será perdida.

Enredado: Quando o conjurador tentar conjurar uma magia e estiver preso em uma rede, em uma bolsa de cola ou sendo afetado por magias de efeitos similares (como constrição), ele deverá obter sucesso com sua concentração ou perderá a magia.

Conteúdo retirado do livro "Dungeons & Dragons: Livro do Jogador 3.5" da editora Devir

Nenhum comentário: