Para armazenar uma magia arcana na forma escrita, um conjurador
utiliza caracteres complexos que descrevem as forças mágicas envolvidas. Esses
caracteres constituem um idioma arcano universal que os magos descobriram, mas
não inventaram. A escrita usa o mesmo sistema, não importa o idioma ou cultura nativa
do mago. No entanto, cada conjurador utiliza o sistema de seu próprio modo. Os
escritos mágicos de outro mago são incompreensíveis, mesmo para o arquimago
mais poderoso, até que ele tenha tempo para estudá-los e decifrá-los.
Para decifrar um escrito mágico arcano (como uma única magia
escrita no grimório de outro mago ou em pergaminho), o conjurador deve obter
sucesso em identificar magia. Se fracassar, o conjurador não será capaz de tentar
ler novamente aquela magia e precisará de mais tempo para tentar identificar
aquela magia (geralmente este tempo extra equivale a um dia). A magia ler
magias decifra automaticamente um escrito mágico arcano, sem exigir um teste de
perícia. Se o mago que criou o escrito mágico auxiliar na leitura, o sucesso
também é automático.
Assim que o conjurador decifrar um determinado escrito
mágico, não precisará decifrá-lo novamente. Decifrar um escrito mágico permite
que o mago identifique a magia e oferece uma noção sobre seus efeitos (conforme
indicado na descrição da magia). Se o escrito mágico for um pergaminho, e o
leitor for um conjurador arcano, ele pode tentar usá-lo.
Conteúdo retirado do livro "Dungeons & Dragons: Livro do Jogador 3.5" da editora Devir
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