As magias de ilusão enganam os sentidos ou a mente dos
alvos. Elas obrigam as pessoas a verem coisas que não existem, ignorarem
objetos ou criaturas existentes, ouvirem sons fantasmagóricos e lembrarem-se de
coisas que nunca aconteceram. Algumas magias características dessa escola são
imagem silenciosa, invisibilidade e véu. As ilusões se dividem em cinco tipos:
idéias, sensações, padrões, fantasmas e sombras.
Idéia: Uma ilusão do tipo idéia cria uma sensação falsa.
Todas as criaturas afetadas têm uma sensação idêntica, não suas próprias
versões ligeiramente diferenciadas (essa ilusão não é uma impressão mental
personalizada). Essas ilusões não alteram a apar6encia de objetos ou criaturas.
As variações que geram efeitos sonoros não conseguem duplicar uma fala compreensível,
a menos que a descrição da magia especifique o contrário. Caso seja possível,
as palavras devem pertencer a um idioma que o conjurador conheça. Se ele tentar
duplicar um idioma desconhecido, a ilusão produzirá sons desconexos. Da mesma
forma, o conjurador é incapaz de criar uma cópia visual de algo que não
conheça.
Como as magias de idéia e sensação (veja a seguir) não são
reais, elas não são capazes de gerar efeitos duradouros como os outros tipos de
alimentar um indivíduo ou conceder proteção contra intempéries. Por conseguinte,
essas ilusões são úteis para confundir ou atrasar os inimigos, mas não para
atacá0los diretamente. Por exemplo, é possível utilizar a magia imagem
silenciosa para criar uma cabana ilusória, mas ela não fornecerá proteção
contra uma tempestade.
Sensação: Uma ilusão do tipo sensação afeta as qualidades
sensoriais do alvo, alterando sua aparência, textura, cheiro, sabor e emissão
de sons ou fazendo-o desaparecer.
Padrão: Similar a uma ilusão de idéia, um padrão cria
imagens visíveis, mas essas ilusões também afetam a mente dos alvos ou
observadores. Todas as ilusões do tipo padrão são efeitos de ação mental.
Fantasma: uma ilusão do tipo fantasma cria imagens mentais,
como um sonho, normalmente percebidas somente pelo conjurador e pelo alvo (ou
alvos). A impressão existe apenas dentro da mente das vítimas, portanto gera
sensações personalizadas (a ilusão altera os pensamentos e sensações dos alvos,
mas não é uma imagem ou impressão falsa percebida com seus órgãos sensoriais).
As criaturas que observam ou analisam a cena não podem distinguir uma ilusão do
tipo fantasma. Todas as ilusões do tipo fantasma são efeitos de ação mental.
Sombra: uma ilusão do tipo sombra cria alguma parcialmente
real, a partir de energias extras-dimensionais. Essas ilusões podem gerar efeitos
reais. O dano causado pelas ilusões do tipo sombra é real.
Resistência e Ilusões (desacreditar): As criaturas que
encontram uma ilusão normalmente não podem realizar um teste de resistência
para reconhecê-la até que a estudem cuidadosamente ou interajam com ela de
alguma forma. Por exemplo, se um grupo encontrar uma extensão ilusória de solo,
o primeiro aventureiro poderia realizar um teste de resistência se observasse
com atenção ou tocasse no solo.
Obter sucesso em um teste de resistência contra um a ilusão
revela que ela é falsa, mas uma ilusão do tipo idéia ou fantasma permanece como
uma imagem translúcida. Por exemplo, um conjurador que obtenha sucesso em sua
resist6encia contra uma ilusão do tipo idéia que criou uma extensão ilusória de
solo perceberá que aquele “chão” não é seguro e enxergará o que há abaixo dele
(se a iluminação permitir), mas ainda conseguirá ver a imagem translúcida da
ilusão.
Um fracasso no teste de resistência indica que o aventureiro
não percebeu a falsidade da ilusão. Alguém que tenha provas de que uma ilusão
não é real não precisa realizar um teste de resistência. Um aventureiro que
caiu em um poço através de um solo ilusório saberá que existe algo errado,
assim como qualquer criatura que desacreditar que despender algum tempo
analisando a ilusão. Se um observador desacreditar uma ilusão (obtiver sucesso
no teste) e comunicar esse fato ao grupo, cada aventureiro ainda vai ver a
ilusão, porém estará avisado da mesma.
Conteúdo retirado do livro "Dungeons & Dragons: Livro do Jogador 3.5" da editora Devir
Nenhum comentário:
Postar um comentário