Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

2 de setembro de 2011

Ilusão


As magias de ilusão enganam os sentidos ou a mente dos alvos. Elas obrigam as pessoas a verem coisas que não existem, ignorarem objetos ou criaturas existentes, ouvirem sons fantasmagóricos e lembrarem-se de coisas que nunca aconteceram. Algumas magias características dessa escola são imagem silenciosa, invisibilidade e véu. As ilusões se dividem em cinco tipos: idéias, sensações, padrões, fantasmas e sombras.

Idéia: Uma ilusão do tipo idéia cria uma sensação falsa. Todas as criaturas afetadas têm uma sensação idêntica, não suas próprias versões ligeiramente diferenciadas (essa ilusão não é uma impressão mental personalizada). Essas ilusões não alteram a apar6encia de objetos ou criaturas. As variações que geram efeitos sonoros não conseguem duplicar uma fala compreensível, a menos que a descrição da magia especifique o contrário. Caso seja possível, as palavras devem pertencer a um idioma que o conjurador conheça. Se ele tentar duplicar um idioma desconhecido, a ilusão produzirá sons desconexos. Da mesma forma, o conjurador é incapaz de criar uma cópia visual de algo que não conheça.

Como as magias de idéia e sensação (veja a seguir) não são reais, elas não são capazes de gerar efeitos duradouros como os outros tipos de alimentar um indivíduo ou conceder proteção contra intempéries. Por conseguinte, essas ilusões são úteis para confundir ou atrasar os inimigos, mas não para atacá0los diretamente. Por exemplo, é possível utilizar a magia imagem silenciosa para criar uma cabana ilusória, mas ela não fornecerá proteção contra uma tempestade.

Sensação: Uma ilusão do tipo sensação afeta as qualidades sensoriais do alvo, alterando sua aparência, textura, cheiro, sabor e emissão de sons ou fazendo-o desaparecer.

Padrão: Similar a uma ilusão de idéia, um padrão cria imagens visíveis, mas essas ilusões também afetam a mente dos alvos ou observadores. Todas as ilusões do tipo padrão são efeitos de ação mental.

Fantasma: uma ilusão do tipo fantasma cria imagens mentais, como um sonho, normalmente percebidas somente pelo conjurador e pelo alvo (ou alvos). A impressão existe apenas dentro da mente das vítimas, portanto gera sensações personalizadas (a ilusão altera os pensamentos e sensações dos alvos, mas não é uma imagem ou impressão falsa percebida com seus órgãos sensoriais). As criaturas que observam ou analisam a cena não podem distinguir uma ilusão do tipo fantasma. Todas as ilusões do tipo fantasma são efeitos de ação mental.

Sombra: uma ilusão do tipo sombra cria alguma parcialmente real, a partir de energias extras-dimensionais. Essas ilusões podem gerar efeitos reais. O dano causado pelas ilusões do tipo sombra é real.

Resistência e Ilusões (desacreditar): As criaturas que encontram uma ilusão normalmente não podem realizar um teste de resistência para reconhecê-la até que a estudem cuidadosamente ou interajam com ela de alguma forma. Por exemplo, se um grupo encontrar uma extensão ilusória de solo, o primeiro aventureiro poderia realizar um teste de resistência se observasse com atenção ou tocasse no solo.

Obter sucesso em um teste de resistência contra um a ilusão revela que ela é falsa, mas uma ilusão do tipo idéia ou fantasma permanece como uma imagem translúcida. Por exemplo, um conjurador que obtenha sucesso em sua resist6encia contra uma ilusão do tipo idéia que criou uma extensão ilusória de solo perceberá que aquele “chão” não é seguro e enxergará o que há abaixo dele (se a iluminação permitir), mas ainda conseguirá ver a imagem translúcida da ilusão.

Um fracasso no teste de resistência indica que o aventureiro não percebeu a falsidade da ilusão. Alguém que tenha provas de que uma ilusão não é real não precisa realizar um teste de resistência. Um aventureiro que caiu em um poço através de um solo ilusório saberá que existe algo errado, assim como qualquer criatura que desacreditar que despender algum tempo analisando a ilusão. Se um observador desacreditar uma ilusão (obtiver sucesso no teste) e comunicar esse fato ao grupo, cada aventureiro ainda vai ver a ilusão, porém estará avisado da mesma.
Conteúdo retirado do livro "Dungeons & Dragons: Livro do Jogador 3.5" da editora Devir

Nenhum comentário: