Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

27 de julho de 2011

Qualidade das Armaduras

A armadura não é a única indumentária que um aventureiro pode escolher, mas certamente é muito importante. Além disso, dependendo da classe, um aventureiro saberá usar todas, algumas ou nenhuma armadura, incluindo escudos. Para usar uma armadura com eficácia, um personagem deve ter o talento devido, mas muitas classes sabem automaticamente utilizar as armaduras e escudos que funcionam melhor para cada uma.

As armaduras e escudos podem ser danificadas com alguns tipos de ataques.

Para escolher uma armadura, deve-se considerar os seguintes fatores:

Custo: O custo da armadura para criaturas humanóides pequenas e médias, geralmente é o mesmo, conforme a criatura é maior o preço pode subir bastante.

Bônus de Armadura/Escudo: Cada armadura concede um bônus de armadura, enquanto os escudos concedem o bônus de escudo. Esse número representa o valor da defesa do equipamento. O bônus de armadura de uma armadura não se acumula com outros efeitos ou itens que concedam um bônus de armadura, como a magia armadura arcana e o item braçadeiras da armadura. Da mesma forma, o bônus de escudo não se acumula com outros efeitos que concedam bônus de escudo, como a magia escudo arcano.

Bônus Máximo de Destreza: Esse número indica o valor máximo de bônus de destreza que o tipo de armadura permite. As armaduras pesadas limitam a mobilidade, reduzindo a habilidade do usuário para se esquivar de golpes. Por exemplo, uma cota de malha certo bônus máximo de destreza. Caso um aventureiro com destreza alta, que normalmente tem boa esquiva, utilizasse uma cota de malha, esse bônus cairia pela metade.

Mesmo que o bônus de destreza de um aventureiro seja reduzido a zero em função da armadura, essa situação não é considerada uma perda do bônus de destreza. Por exemplo, um ladino não poderia desferir um ataque furtivo contra alguém somente porque ele está usando uma meia-armadura.

A carga do personagem (a quantidade de equipamento que ele carrega) também restringe o bônus máximo de destreza que ele aplica.

Escudos: Os escudos não afetam o bônus máximo de destreza de um aventureiro.

Chance de Falha de Magia Arcana: A armadura interfere com os gestos necessários para os conjurados lançarem as magias arcanas que tenham um componente gestual. Um conjurador arcano enfrenta a chance de falha da magia arcana se usar uma armadura, portanto os magos e feiticeiros quase sempre descartam esse equipamento. Os bardos são capazes de usar armaduras leves sem sofrer a chance de falha de magia arcana na conjuração de suas magias.

Escudos: Se um aventureiro estiver usando uma armadura e um escudo, some os dois para obter um único valor de chances de falha de magia arcana.

Peso: O peso de uma armadura é determinado perante o material de que ela é feita, as armaduras para criaturas pequenas tem a metade do peso de uma para criatura média e o dobro se aplica para uma criatura grande, este tipo de medida se aplica para conforme conforme a necessidade do tamanho da criatura.

Conteúdo retirado do livro "Dungeons & Dragons: Livro do Jogador 3.5" da editora Devir

Nenhum comentário: