Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

6 de março de 2011

Qualidade das Armas

A arma que um aventureiros empunha revela um pouco sobre sua personalidade. Qualquer combatente provavelmente deseja se equipar com uma arma branca e uma de araque à distância. Caso não possa adquirir as duas, ele deve decidir qual será mais importante no momento.
O tipo de arma escolhida determina como o personagem deverá empunhá-la (com uma ou duas mãos) e a quantidade de dano que ela causa. Uma arma de duas mãos causa mais dano que uma arma de uma única mão; Em contrapartida, a primeira não permite a utilização de um escudo.
A quantidade de armas que o individuo sabe usar varia conforme a sua classe e raça. Um personagem também pode adquirir treinamento adicional em armas pertinentes.
Uma arma de qualidade superior geralmente é mais cara; entretanto, seu preço não indica necessariamente que ela é melhor ou pior em combate. Por exemplo, um sabre é mais caro que uma espada longa. Para um ladino ágil, que tenha o talento de acuidade com arma, um sabre é uma arma excelente. Para um guerreiro comum, a espada longa é melhor.

Para escolher uma arma, considere os seguintes fatores:
Custo: Esse valor é o custo da arma em peças de ouro (PO) ou peças de prata (PP). Esse custo inclui os acessórios que acompanham a arma, como bainhas para espadas ou aljavas para flechas. O custo é o mesmo para as versões pequenas e médias, embora a versão grande custe o dobro do preço indicado.
Dano: Esse valor indica o dona causado pela arma em um ataque bem-sucedido.
Incremento de Distância: Marca até onde sua arma à distancia consegue atingir o oponente, uma flecha de arco curto (incremento de distancia de 18 metros) é capaz de atingir um oponente a 17,9 metros ou menos sem dificuldades. Um arqueiro disparando com um arco curto contra um alvo a 60 metros, requer uma habilidade tremenda para não errar o alvo. Uma arma de arremesso, como um machado de arremesso, tem um alcance máximo variado de cinco metros, enquanto um arco curto, podem atingir oponentes a um alcance máximo variado de dez metros.
Peso: Esse valor indica o peso da versão média da arma. Divida esse valor por 2 para obter o peso da versão pequena e dobre para a versão grande.
Tipo: As armas são classificadas de acordo com o tipo de dano que causam: concussão, perfurante e cortante. Alguns monstros podem ser resistentes ou imunes a ataques de certas armas. Por exemplo, os esqueletos sofrem menos dano de armas cortantes e perfurantes.
Algumas armas causam múltiplos tipos de dano (por exemplo, a maça estrela que causa dano de concussão e perfurante). Se uma arma pertence a duas categorias, o dano infligido não será dividido entre os dois tipo de dano causado – todo o dano pertence a ambos. Assim, uma criatura deve ser imune as duas variedades para ignorar o dano causado por essas armas.
Em outros casos, uma arma é capaz de infringir dois tipos de dano (como uma adaga, que pode causar dano perfurante e cortante). Em qualquer c]situação em que o tipo de dano seja significante, o portador poderá escolher a categoria de dano causado com essas armas.
Especial: Algumas armas tem características especiais.

Conteúdo retirado do livro "Dungeons & Dragons: Livro do Jogador 3.5" da editora Devir

Nenhum comentário: