Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

2 de março de 2011

Armas Brancas e de Ataque a Distância

Armas Brancas e de Ataque a Distância: As armas brancas são usadas em combates corporais, mas algumas também podem ser arremessadas. As armas de ataque à distância são armas de arremesso ou de disparo, ineficazes em combates corporais.


Armas de Haste: As armas glaive, guisarme, lança, lança longa, ranseur, corrente com cravos e chicotes são consideradas armas de haste. Uma arma de haste é uma arma branca que permite ao usuário atingir um alvo que não esteja adjacente. A maioria das armas de haste geralmente dobram o alcance natural do portador, o que significa que um aventureiro de estatura pequena ou média empunhando uma arma de haste adequada ao seu tamanho seria capaz de atingir um alvo a 3 metros de distância, mas não uma criatura adjacente. Alguém grande portando uma arma de haste adequada ao seu tamanho seria capaz de golpear uma criatura a 4,5 ou 6 metros de distância, mas não as criaturas adjacentes e num raio de 3 metros.

Armas Duplas: As armas mangual atroz, urgrosh anão, martelo gnomo com gancho, machado orc duplo, bordões e espada de duas lâminas são armas duplas. Um personagem é capaz de lutar com as duas pontas de uma arma dupla, do mesmo modo que faria se empunhasse duas armas distintas, mas sofrerá todas as penalidades normais associadas ao combate com duas armas, como se estivesse usando uma arma normal na mão hábil e uma arma leve na mão inábil.

Um aventureiro também pode utilizar uma arma dupla com as duas mãos, atacando apenas com uma de suas pontas; a maioria dos magos que usa bordões prefere esse método. Uma criatura empunhando uma arma dupla com uma única mão (como um humano empunhando uma espada dupla pequena) não é capaz de usá-la como arma dupla – somente uma extremidade da arma é utilizada para atacar.

Armas de Arremesso: As adagas, clavas, lanças curtas, lanças, dardos, azagaias, machados de arremesso, martelos leves, tridentes, shuriken e redes são armas de arremesso. O usuário aplica seu modificador de força ao dano causado com uma arma de arremesso (exceto para os projéteis de área, como vidros de ácido).

É possível arremessar uma arma que não conste na relação de armas de arremesso acima, mas o usuário terá mais dificuldade afinal, estas armas não foram feitas para isso. Arremessar uma arma leve ou de uma única mão exige menos dificuldade, enquanto arremessar uma arma de duas mãos exige mais. Não importa o tipo da arma, ela criará uma margem de ameaça, com um resultado natural da arma. Essas armas têm um incremento de distância de 3 metros.

Armas de Disparo: As armas besta leve, funda, besta pesada, arco curto, arco curto composto, arco longo, arco composto, besta de mão e besta de repetição são armas de disparo. A maioria das armas de disparo exige as duas mãos para serem utilizadas. Um personagem não aplica sua força para obter maior dano com uma arma de disparo, exceto para os arcos (curto e longo) compostos e especialmente reforçados ou as fundas.

Munição: As armas de disparo exigem munição: flechas (para arcos), virotes (para bestas) ou balas de funda (para fundas). Um personagem é capaz de preparar a munição de um arco como uma ação livre; as bestas e fundas exigem uma ação para recarregar. Em geral, as munições que atingem seus alvos são destruídas ou inutilizadas, enquanto as munições que erram têm 50% de chance de se quebrar ou perder.

Embora seja uma arma de arremesso, o shuriken é considerado uma munição para determinar o tempo de recarga, a fabricação de um shuriken (obra-prima) ou qualquer versão especial da arma. Um shuriken tem a mesma chance de se quebrar ou ser perdido que uma flecha ou virote.

Conteúdo retirado do livro "Dungeons & Dragons: Livro do Jogador 3.5" da editora Devir

Nenhum comentário: